É de saudar este novo projecto que nasceu das redes sociais e que está a ser um sucesso: a E-Primatur. Com a edição de clássicos, para já, e com pretensão de vir a alargar o seu catálogo, à medida que o seu trabalho se consolidar, o projecto de Hugo Xavier, Pedro Bernardo e João Reis tem tudo para vencer e conquistar o seu lugar no mercado editorial.
Sobre o projecto diz Hugo Xavier, entrevistado por Joana Emídio Marques para o Observador:
Não somos uma editora de inéditos, a não ser que se trate de um projeto muito, mas mesmo muito original.” E dá como exemplo o álbum de fotografias Portugal Visto do Ar, que deverá sair em Novembro, e é o primeiro registo do território português feito de uma avioneta a baixa altitude.
No primeiro ano a editora vai escolher os livros e fazer edições pequenas. Por cada livro a lançar, os leitores podem fazer uma doação, cujo valor está estipulado no site. A ideia é explorar as redes sociais como forma de passar a palavra. “As pessoas compram mais por influência dos amigos do que pela crítica literária nos media. O que faz o sucesso de um livro não são as estrelas que os jornalistas dão, é o passa palavra. E esse passa palavra acontece hoje nas redes sociais, no Facebook, no Twitter…
É também uma honra para mim figurar na lista dos ilustres padrinhos desta editora. E torcer para que as coisas corram bem no mercado, para estes jovens editores, já com experiência no ramo.