
Fotografia de alfredo cunha
Nasceu em 1963 em Lisboa e viveu a sua infância em Angola. Regressou em Fevereiro de 1975 e estudou na Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Filosofia, realizou dissertação de mestrado (tendo publicado o livro O Anjo Melancólico a partir da dissertação) e se doutorou, em Filosofia Contemporânea, com a tese Walter Benjamin, Messianismo e Revolução: a História Secreta. Actualmente é professora no Ensino Secundário e foi Professora Auxiliar no IADE (Creative University of Lisbon) entre 2011 e 2015.
É actualmente membro integrado do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa (desde 2012) e Membro Associado do Collège d’Études Juives et de Philosophie Contemporaine, Membro da Direcção do Pen Clube Português, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) e da APCL (Associação Portuguesa de Críticos Literários). Publicou várias obras de Ficção, Poesia e Ensaio.
Organizou congressos internacionais sobre María Zambrano (com Maria João Cabrita e Isabel Lousada), Walter Benjamin (com Bragança de Miranda, Fernando Cascais), Paul Celan (com Cristina Beckert, Carlos João, Ricardo Gil Soeiro), Levinas (com Maria Lucília Marcos e Paulo Barcelos). Foi professora-visitante em Brasília (UNB), Rio de Janeiro (UFRJ) e Goiânia (UFG).
Colabora regularmente com a Revista Colóquio-Letras, com o JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, e com diversas publicações, em Antologias de Poesia. Participa regularmente em mesas-redondas e conferências e organizou antologias de poesia para a Blanco Móvil, Lichtungen, Aujourd’hui Poème. Editou livros colectivos sobre Emanuel Levinas, Paul Calan, María Zambrano (Vide Publicações)
Foi júri de Prémios (PEN Clube Português, APE, APCL, Prémio Oceanos (2017). É curadora da colecção Trás-os-Mares (editora Circuito, Brasil), da colecção MU – Continente Perdido (Editora Exclamação), é curadora da colecção de Ensaio da editora Azougue Editorial (Brasil).
Foi galardoada com o Prémio Glória de Sant’Anna 2017 pela sua obra Do Ínfimo (Coisas de Ler, 2016) e nomeada finalista do Prémio PEN de Poesia (2017).
Esteve presente em vários festivais, nacionais (Festival das Raias, em vários anos, Festival de Ovar, e em vários encontros na Casa Fernando Pessoa, etc.) e internacionais (Voix Vives du Mediterrannée em 2016, em Lodève, 2011 e 2017 em Sète, Voix Vives em Sidi-Bou-Said em 2012, Festival de Marraquexe em 2013, Festival do Recife em 2006, Brasil, FESTLAB, Luanda, em 2018).
Para ver o CV completo, clique aqui.
Veja também o site academia.edu onde se encontram textos de carácter ensaístico.
Liliana Josué
Estive a ler o seu currículo e fiquei impressionada.
Tem toda a minha admiração e consideração.
Um grande beijo
Liliana Josué
LikeLiked by 1 person
Maria João Cantinho
Muito obrigada, Liliana! Beijinho.
LikeLike