Tomada de Posse dos Corpos Sociais da Associação PEN Portugal
Realizou-se, no dia 13 de julho, na Torre do Tombo, a cerimónia de tomada de posse dos novos Corpos Sociais da Associação PEN Portugal para o próximo mandato.
LISTA DOS CORPOS SOCIAIS
Mesa da Assembleia Geral:
Presidente – José Manuel de Vasconcelos
1º Secretária – Ana Mafalda Leite
2 º Secretário – Jorge Gaspar
Direcção:
Presidente – Maria João Cantinho
Vice-Presidente – Lídia Praça
Tesoureira – Lauren Mendinueta
Secretário – José Carlos Pereira
Vogal – Aurelino Costa
Suplente – Dora Gago
Suplente – Orlando Piedade
Conselho Fiscal:
Presidente – Mário Máximo
1 ª vogal – Natália Gomes Guilherme
2 º vogal – Rui Mesquita
Suplente – Teresa Carvalho
A sessão decorreu num ambiente de grande cordialidade e de renovado compromisso com os valores da liberdade de expressão, da literatura, da cultura e da defesa dos escritores.
A Associação PEN Portugal agradece profundamente a presença de todos os associados, apoiantes, escritores, amigos e convidados que quiseram partilhar este momento de especial significado para a vida da instituição. A sua participação constituiu um sinal de confiança e de apoio ao trabalho que agora se inicia.
Uma palavra de reconhecimento muito especial é dirigida ao Doutor Luís Filipe Santos, Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), cuja presença muito honrou esta cerimónia e testemunhou a importância do diálogo entre as instituições culturais e a Associação PEN Portugal na promoção do livro, da leitura e da liberdade de criação.
Foi ainda proposto e aceite por unanimidade um voto de Louvor a Teresa Martins Marques, pelo trabalho desempenhado em prol da Associação PEN Portugal e pelo seu empenho, que foi amplamente demonstrado.
A nova Direção inicia este mandato (2026-2029) com sentido de responsabilidade, espírito de abertura e vontade de desenvolver um programa de atividades que aproxime ainda mais o PEN da comunidade literária, fortalecendo a defesa da liberdade de expressão, o intercâmbio entre escritores e a afirmação da cultura como um bem essencial da democracia.
A todos, o nosso sincero obrigado pela confiança, pela amizade e pelo apoio.