O Festival Literário Luso-afro-brasileiro — Festlab vai reunir escritores, jornalistas, críticos literários e educadores, pelo segundo ano consecutivo, em Luanda, capital angolana. Do Portugal participa Maria João Cantinho, poeta, crítica e ensaísta, e, do lado brasileiro, participam Josélia Aguiar, Felipe Fortuna, Marta Morais da Costa, Flávia Amparo e Mirna Queiroz.
O festival tem a curadoria do escritor angolano José Luís Mendonça e da brasileira Nídia Klein, diretora do Centro Cultural Brasil/Angola, e decorre entre15 e 18 de maio. Tomando como ponto de partida a diversidade linguística na comunidade lusófona e da sua representação na produção literária contemporânea, o festival propõe debater o papel da literatura, os processos de mediação e de facilitação do acesso ao livro, bem como reflectir sobre o impacto tecnológico no mercado editorial, pautando-se sempre pela ideia da consolidação do diálogo entre os falantes do português de diferentes gerações e dos diferentes países envolvidos.
Segundo os seus organizadores, “um amplo debate é fundamental para tentar reverter os baixos índices de leitura nos países de língua portuguesa e a retração do intercâmbio cultural literário, aprofundada pela crise económica mundial”.
Além dos autores brasileiros e portugueses, estarão presentes escritores de Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, como José Luís Mendonça, Ondjaki, Abraão Vicente, Mbate Pedro, Lopito Feijóo, Hélder Simbad, Antônio Fonseca, Domingas Monte, Orlando Piedade e Maria João Cantinho.
Pode ver aqui a programação:
Mediadores do processo de leitura — 15 de Maio (Terça-feira)
18h30 às 20h30
Mirna Queiroz- Brasil
António Fonseca — Angola
Domingas Monte — Angola
Moderação: Pedro Janja
Literatura infantil — 16 de Maio (Quarta-feira)
10h às 12h
Marta Costa- Brasil
Hélder Simbad — Angola
Felipe Fortuna — Brasil
Moderação: Teresa Mateus
O Livro como ferramenta de diálogo intergeracional — 18h às 20h
Josélia Aguiar- Brasil
José Luís Mendonça — Angola
Lopito Feijóo — Angola
Moderação: Vera Franco de Carvalho
Livro e tecnologia– 17 de Maio ( Quinta Feira)
18h às 20h
Mbate Pedro- Moçambique
Orlando Piedade- São Tomé e Príncipe
Felipe Fortuna — Brasil
Moderação: Nidia Klein
Literatura e aproximação dos povos — 18 de Maio (Sexta-feira)
18h às 20h30
Flávia Amparo — Brasil
Maria João Cantinho — Portugal
Abraão Vicente — Cabo Verde
Ondjaki — Angola
Moderação: José Luís Mendonça
Fonte da notícia: Revista Pessoa
MARCOS MENDES PONTEVEDRA
Olá, muito bom dia!
muito bacana O “Festival Literário Luso-afro-brasileiro — Festlab”, é muito importante ampliar nosso trabalho literário aos quatros cantos desse mundão. Desejo-lhe muito sucesso e ampla divulgação da sua participação no referido Festival, Poeta Maria João Cantinho.
Saudações Poéticas,
Marcos Mendes Pontevedra
LikeLiked by 1 person
Maria João Cantinho
Muito obrigada, Marcos!
LikeLike