Ironia, Interrupção e Montagem no Teatro ou o conceito brechtiano de “teatro épico”

Conferência na Esad no dia 20 de Outubro, pelas 18:30 horas

Sinopse: A relação entre Bertold Brecht e Walter Benjamin intensificou-se durante o período de 1934, em que o filósofo esteve na casa de Brecht na Dinamarca, em Svendborg, desde Junho a Outubro. É justamente nessa época que Walter Benjamin discute com aquele a sua conferência (proferida em 1934) intitulada «O Autor como Produtor», que dará origem ao texto «O que é o Teatro Épico?». Sabemos que esse era o conceito que o dramaturgo utilizava para caracterizar a sua própria obra.

Não é propriamente sobre o teatro de Brecht que me debruçarei, mas essencialmente sobre a reflexão que Walter Benjamin desenvolve sobre esse conceito, a partir de conceitos que lhe são caros e que tem vindo a trabalhar particularmente na década de 30 e que desenvolverá noutros textos da mesma época. Refiro-me ao conceito de montagem, que lhe proporcionou uma abordagem metodológica e crítica, visando a desconstrução do ideal de cultura burguesa, unitária e totalizante, bem como o de interrupção, crucial na sua interpretação e leitura da história. Para tal, utilizarei essencialmente o texto «O Autor como Produtor» e «O que é o Teatro Épico», mas cruzarei, ainda, a minha análise com textos sobre a questão da obra de arte na modernidade, onde o autor desenvolve as consequências do dadaísmo e das técnicas da montagem no cinema como modo de romper com o paradigma de uma arte cultual e burguesa e a sua substituição por aquilo que designava pela cultura de massas, no contexto do materialismo dialético, em que a arte perde o seu valor cultual para assumir uma função essencialmente política.

A questão que aqui se coloca, à laia de provocação, é a de saber qual a função do teatro e que espécie de relação se estabelece entre o palco e o público, entre o texto e a representação, entre o encenador e o actor. E reflectir sobre esse jogo que se entretece nas suas condições de produção.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s