Manuel Frias Martins vence o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho

Manuel Frias Martins

a espiritualidadeO ensaísta, professor universitário e crítico Manuel Frias Martins está de parabéns! Acaba de vencer, com a sua obra Ensaio sobre a Espiritualidade Clandestina de José Saramago, o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, por decisão unânime do júri constituido por Helena Vasconcelos, António Pedro Pita e José Cândido Oliveira Martins.

Ao longo da sua obra, o autor tem trabalhado sobre temas como a tradução, a definição de literatura ou, ainda, os novos horizontes da teoria literária. Enquanto crítico, dedicou-se ao estudo e à investigação de autores contemporâneos da nossa literatura, tendo sempre dado um contributo notável e generoso para a sua divulgação. Foi através de programas de rádio, coordenados por si, bem como através das sessões da rúbrica “Jornal Falado”, enquanto Membro da Direcção do PEN Clube Português, que Manuel Frias Martins sempre trouxe até ao público português a literatura portuguesa, com a sua visão aberta, lúcida, isenta e “arejada”.

O Grande Prémio de Ensaio “Eduardo Prado Coelho” distinguiu anteriormente os escritores e ensaístas Vitor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo e José Gil.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s